Décimo ano na elite do Mineiro começa com derrota para o Tupi

O Tupi iniciou ontem (29) mais uma caminhada no Campeonato Mineiro. É o décimo ano consecutivo que o Galo disputa a elite do torneio. Com mais campanhas “seguras” do que fracassos, nesse período, o Carijó conquistou dois títulos do interior e alcançou a segunda fase do torneio por cinco edições. O problema maior é que essa classificação, tão sonhada pelos torcedores alvinegros, não vem desde 2012.


Foto: Leonardo Costa / tupifc.esp.br  
Para complicar mais ainda a situação, o Tupi estreou com derrota para o Tombense, por 1 a 0, com gol do ex-Carijó Jonathan. Com pouquíssimas chances, tendo finalizado em gol apenas três vezes durante toda a partida, o Carijó apresentou falhas que irritaram o torcedor presente no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. Erros de passe, posicionamento e defensivos fizeram com que a euforia da estreia desse lugar à apreensão, principalmente pelas fracas campanhas dos últimos dois anos.

Estrear com derrota nem sempre tem sido sinal de fracasso no Estadual para o Tupi. Nas duas últimas edições, 2015 e 2016, as piores nessa última década para o Carijó, o time perdeu para América e Atlético, respectivamente. Mas, entre os estaduais que deixam o torcedor com saudades, em 2007 e 2012, derrotas para Ituiutaba e Caldense, foram o pontapé inicial de campanhas que levaram o time a uma então classificação às semis, já na primeira edição após o acesso, e ao último título de Campeão do Interior.

Porém, a derrota de ontem para o Tombense teve algo de inédito. Entre as cinco estreias com derrota, somando esta edição com as outras 10 disputadas, foi a primeira sofrida em casa no primeiro jogo do campeonato. Até então, nesses dez anos, o Tupi nunca havia iniciado sua caminhada no Mineiro, jogando em seus domínios, com uma derrota.

Nas edições disputadas desde 2007, essa foi apenas a terceira estreia do Galo jogando em Juiz de Fora. A cidade onde o alvinegro mais estreou em estaduais foi Belo Horizonte, com 3 partidas. Confira, ao final desta postagem, a lista completa de campanhas e estreias do Tupi no Campeonato Mineiro desde o seu retorno ao Módulo I.

O Jogo
Foto: Leonardo Costa / tupifc.esp.br  

Esperava-se muito mais do Tupi na partida de ontem do que o apresentado. Nos amistosos de pré-temporada e treinamentos, a ideia de jogo, aliada à juventude do elenco, apontavam para um time leve, ofensivo e com boa recomposição. Não foi o que aconteceu.

O Carijó, principalmente após o gol prematuro de Jonathan, para o Tombense, passou a errar muitos passes, dar brechas aos contra-ataques adversários e a demonstrar muita intranquilidade na criação e no setor defensivo. Bem marcados, jogadores experientes como Caça-Rato e Carlos Júnior, não conseguiram auxiliar o time, que cometia erros bobos na transição, devolvendo a bola com facilidade. Atuações individuais apagadas de atletas chave, como o meia Juninho, e dos laterais Bruno Santos e Yago, dificultaram ainda mais a missão de reagir na partida. Na reta final do primeiro tempo, Emerson foi sacado para a entrada de Thiago André, que buscou aumentar a movimentação ofensiva.

Na segunda etapa, Caça-Rato que foi muito bem marcado pelo Tombense, deu lugar ao meia-atacante Sávio. As mudanças fizeram com que o Tupi se postasse mais ofensivo. O time até conseguiu produzir na frente, mas sem ser objetivo. Com a lesão de Thiago André, que já havia entrado em campo no primeiro tempo, o Galo precisou queimar a última substituição com a entrada de Ruan e não pode realizar alguma outra troca tática que fosse necessária.

O time juiz-forano conseguiu suas primeiras finalizações, mas não chegou efetivamente a assustar a equipe de Tombos, que levou a partida até o fim com tranquilidade e ainda assustou no contra-ataque. Com os veteranos anulados ou mal em campo, os jovens carijós tiveram que tomar a iniciativa e, até pela pouca idade, a ansiedade e o nervosismo contaminaram a atuação da equipe, que não foi capaz de buscar pelo menos o empate. Na próxima rodada, o Tupi viaja até Teófilo Otoni, onde encara o América local. Muito trabalho pela frente em Santa Terezinha, afinal de contas, a temporada já começou.

Pitacos:

-Não teria tirado o Caça-Rato naquele momento. Por ser um jogador que chama atenção, uma dobra de marcação em cima dele poderia dar espaço para uma chegada nas costas da defesa por parte de outro atleta.
-O sistema de jogo não deu certo nessa partida. Juninho vindo de trás ficou muito afastado do setor ofensivo e, erroneamente, abusou dos lançamentos longos e cruzamentos. O jogo ruim do setor de meio campo afetou as laterais, que também não funcionaram, deixando espaço e errando passes. Os dois não tinham com quem dialogar. Natural que o mais jovem, Yago, acabasse se afetando pelos erros e vaias.
-Não sou fã, mas quem sabe um esquema com três zagueiros consiga dar mais tranquilidade no momento defensivo e liberdade no ofensivo? Vale o teste.


10 anos no Módulo I do Campeonato Mineiro:

Melhores campanhas:
2008: 2º: 21 pontos (Campeão Interior) - Estreia com vitória (Democrata - GV 0 x 1 Tupi)
2010: 4º: 21 pontos - Estreia com vitória (Tupi 1 x 0 Ipatinga)
2007: 4º: 20 pontos - Estreia com derrota (Ituiutaba 3 x 1 Tupi)
2012: 4º: 17 pontos (Campeão Interior) - Estreia com derrota (Caldense 1 x 0 Tupi)

Piores campanhas:
2015: 9º: 10 pontos - Estreia com derrota (Atlético 2 x 0 Tupi)
2016: 9º: 13 pontos - Estreia com derrota (América 3 x 0 Tupi)

Campanhas intermediárias:
2009: 7º:15 pontos (classificado segunda fase- Eliminado nas quartas) - Estreia com empate (Social 0 x 0 Tupi)
2014: 5º:15 pontos - Estreia com empate (América 1 x 1 Tupi)
2013: 5º:15 pontos - Estreia com empate (Villa Nova 1 x 1 Tupi)
2011: 6º:15 pontos - Estreia com empate (Tupi 1 x 1 Villa Nova)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.